terça-feira, 19 de abril de 2016

Doçaria Conventual em Portugal

Até 1834, ano em que foram extintas as ordens religiosas, os Conventos de freiras espalhados por todo o País confeccionavam e vendiam doces ricos em ovos e açúcar cujas receitas eram guardadas em grande segredo e até havia alguma rivalidade entre conventos que incentivava a criatividade das doceiras.

Após esta data e com o encerramento dos conventos as freiras refugiaram-se nas localidades próximas e as receitas foram sendo transmitidas às senhoras da terra por via oral e ainda em segredo. 
Assim chegaram aos nossos dias e são produzidos em pequenos negócios familiares ou em fábricas de cariz artesanal.

Só no final do século XVII surge o primeiro livro de cozinha em Portugal enquanto que o primeiro livro de doçaria só foi editado em 1788 com o título "Arte Nova para Confeiteiros".


O famoso Pão-de-Ló de Alfeizerão presume-se que tenha tido origem no Mosteiro de Santa Maria de Cós perto de Alcobaça.

No entanto só se tornou famoso em finais do século XIX quando, segundo reza a história, uma doceira menos experiente e com pressa de servir o Rei D. Carlos I que estava de passagem por Alfeizerão, retirou antecipadamente o bolo do forno deixando-o mal cozido.

Surpreendentemente aquela preparação foi tão elogiada até pelo próprio Rei que o Pão-de-Ló passou a ser confeccionado dessa forma com excelentes resultados e assim nasce uma tradição local até hoje muito apreciada.




1 comentário: