quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O meu pai e o bolo Lucília

O meu pai era muito guloso, mesmo muito, mas é de família.
Até descobrir que tinha diabetes ia, pelo menos duas vezes por dia, à pastelaria Evian beber café e comer um Jesuíta.
Gostava de todos os bolos e doces mas tinha alguns preferidos e o Bolo Lucília era um deles. 
Não é o género de bolo que a minha mãe fizesse, o Bolo Lucília é uma receita da avó Q e das tias desse ramo da família. É um bolo elaborado e rico com vários elementos - uma massa com nozes e amêndoas, um recheio de chocolate entre as duas camadas e uma cobertura de merengue e raspas de chocolate.
É um daqueles bolos com muito boa apresentação e realmente delicioso.



Não restam dúvidas de que o meu pai era um homem de bom gosto com uma grande sensibilidade para a arte e para o belo.
Gostava de teatro, de cinema mas sobretudo de música jazz e blues, clássica erudita e ópera. Lia imenso. Adorava fotografia, chegou a ter uma câmara escura com um pequeno laboratório de revelação e ampliação e várias máquinas fotográficas tipo profissionais. 
Uma atracção e curiosidade enorme pelas novas tecnologias fazia com que comprasse por impulso as últimas utilidades lançadas no mercado e tinha um dom para escolher os mais perfeitos e originais presentes para oferecer a cada pessoa.
Era um sonhador e um idealista.
Por vezes tinha um feitio explosivo de menino mimado e uma teimosia exasperante de quem não gosta de ser posto em causa.



Faleceu mais cedo do que o previsto numa família de grande longevidade, com uma doença degenerativa do foro neurológico menos de um ano após lha terem diagnosticado.

Faz precisamente hoje 4 anos que morreu. 
Deixou um vazio nas nossas vidas, respostas a perguntas que nunca lhe fiz mas que se revelaram na sua ausência, e a saudade de um afecto desajeitado e de um amor intrincado embora incondicional.

Não sendo uma pessoa ambiciosa almejava um futuro grandioso para as suas filhas e acarinhava muitas esperanças com as netas e o neto.
Sou uma pessoa positiva motivada em honrá-lo cumprindo este meu sonho de ser feliz a fazer aquilo que gosto e que também passa por fazer os outros felizes adoçando-lhes a vida.

2 comentários:

  1. Talvez o mais belo texto publicado até hoje aqui :)
    Parece a Bia e um qualquer charmoso actor de cinema na foto! ahahahah Esta família tem pessoas tão bonitas por dentro e por fora!

    ResponderEliminar
  2. Um dos seus sonhos era juntar uma livraria e uma pastelaria. Como em tantas outras coisas, era um pioneiro, o nosso pai!
    Obrigada por esta pequenina homenagem, Raquel.

    ResponderEliminar