quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Memórias culinárias da infância - bifes e gemadas

A minha avó A, mãe da minha mãe, era completamente diferente da minha avó paterna.
A sua comida era simples e tradicional, mais rústica.
Eu era a única neta que ela gostava de ter na cozinha e dizia-me tantas vezes "Ajuda de menina é pouco mas quem a perde é que é louco"
Era a minha avó dos provérbios das frases feitas, algumas bem estranhas e inexplicáveis mas ela dizia-as sempre num determinado contexto e era esse enquadramento que lhes dava sentido.
Era a minha avó das gemadas ao lanche, bem batidas e amarelinhas.
Mas o que eu recordo, com alguma nostalgia até, eram os seus bifes fritos com muito alho e um molho delicioso que também servia para ensopar o arroz de manteiga cremoso que fazia para acompanhar.
Quando o meu avô J morreu ela veio viver connosco. Primeiro porque nunca mais quis dormir na casa dela e não descansou enquanto não distribuiu tudo o que lá tinha, e depois porque assim ajudava a minha mãe que tinha na altura duas miúdas pequenas e estava empregada.
Assim se iniciou a grande disputa pela cozinha, claramente perdida pela minha mãe.
A avó A é que punha e dispunha. Ali era o seu reino, mas era sobretudo, percebi mais tarde, a sua motivação para a vida e a necessidade de se sentir útil.
Foi ajudando-a em pequenas tarefas e observando tudo o que fazia que comecei a aprender a cozinhar.


Tenho pouquíssimas fotografias desta minha avó A, porque ela teimava em esconder a face das câmaras, mas aqui está ela nas furnas da Ericeira onde gostava de passar as tardes de verão a apanhar um pouco de sol e muito iodo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário